A escola que inova e promove uma Educação de Qualidade apoiada pelas tecnologias digitais

É um discurso unânime que a educação precisa melhorar sua qualidade e que as tecnologias digitais são recursos-chave que podem contribuir com este resultado.

Sabemos quantos desafios as escolas e suas equipes, de uma forma geral, ainda terão que enfrentar para atender as exigências apresentadas pelas novas gerações e pelas necessidades advindas do mercado de trabalho, para onde, em um futuro próximo, irão se dirigir nossos alunos.

Este documento tem o objetivo de contribuir com gestores, de escolas públicas e privadas, na reflexão sobre a escola que eles têm em mãos e a planejar estratégias de intervenção e de investimento em tecnologias digitais que, por meio da inovação, venham a apoiar a promoção de uma educação de qualidade.

Acreditamos que o gestor “sozinho” não consegue suprir todas as necessidades que uma escola possui. Para tal, os incentivamos a constituir um grupo de trabalho, formado por diferentes atores que fazem parte da comunidade escolar e, com eles, fazer avaliação das práticas escolares, para identificar inovação e, como consequência melhoria da qualidade da educação, apoiada pela adoção de tecnologias digitais, nas diferentes dimensões e no relacionamento com os diferentes públicos.

A prática da gestão participativa, quando todos possuem um mesmo ideal: educação de qualidade, além de colaborar com o trabalho do gestor, fortalece a comunidade escolar. Neste processo, todos sabem quais caminhos devem ser percorridos, bem como, quando e com quais recursos, fazendo deste espaço um ambiente saudável e promissor.

A metodologia apresentada por este documento pode ser transposta para processos mais complexos e apoiar a construção de políticas públicas para adoção de tecnologias digitais na educação. A implementação desta prática avaliativa em cada escola, que faz parte de uma rede de ensino, pode colaborar para que gestores públicos tenham mais subsídios para avaliar necessidades, estratégias para implementação e oportunidades de investimento.

A melhoria da qualidade da Educação de nosso País é questão urgente e somente com um novo olhar, muita criatividade, coragem e disposição iremos reverter os resultados educacionais, sendo capazes de desempenhar o papel que cabe a cada um de nós que atua nesta área: colaborar para que crianças e jovens sejam capazes de ter e perseguir seus sonhos!

 

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